terça-feira, 23 de julho de 2013

Arruda dos Vinhos - Miranda do Douro by Road

No passado dia 14 de Julho eu e o meu amigo Hélder Carvalho arrancamos de Arruda dos Vinhos com o objectivo de chegarmos a Miranda do Douro no dia seguinte.
Quando pensei em fazer esta pequena aventura pensei em fazer em duas etapas para evitar andar de noite, para poder apreciar a paisagem e para não se tornar demasiado dura.
 Mas como nem tudo corre como planeamos, por força do destino o meu colega de viagem lesionou-se em Março numa maratona, tendo estado praticamente parado desde então em recuperação. A certa altura pensei seriamente que iria fazer a viagem sozinho pois ele continuava sem treinar mas como homem de palavra que é, e mesmo sem treino, arrancou comigo nesta aventura.


Os primeiros 200km passaram como que a voar, num "instante" estávamos em Coimbra, apesar de eu saber que as dificuldades só agora iriam começar.
Assim que saímos de Coimbra o terreno começou a inclinar e nunca mais parou até chegarmos ao destino. No primeiro dia conseguimos cumprir o objectivo que era dormir em Celorico da Beira, apesar de termos chegado a Celorico as 22h e debaixo de um trovoada seca que mais um pouco dispensava as nossas luzes tal era o festival de relâmpagos.
Depois de uma boa noite e de um óptimo pequeno almoço no Hotel Quinta dos Cedros, Hotel que nos recebeu muito bem (se passarem por Celorico fiquem neste hotel), arrancamos com o objectivo de chegar a Miranda do Douro. Se os últimos cento e poucos km já tinham tido uma altimetria complicada estes adivinhavam-se igualmente difíceis, pois logo à saída de Celorico apanhamos uma subida com cerca de 10km que nos fez logo lembrar dos 303km que tínhamos feito no dia anterior.
Depois de passarmos esta subida fomos mais ou menos a rolar até Vila nova de Foz Côa para a partir daqui voltarmos as subidas a sério.
 Apesar de não apanharmos subidas tão complicadas como no dia anterior o cansaço acumulado era muito mas nada que com calma e umas paragens em pastelarias e afins não tenham resolvido a situação.

Ao final da tarde lá chegamos ao nosso destino e claro que as fotos da praxe na rotunda de entrada da Cidade não podia faltar, tal como não pôde faltar a bela posta Mirandesa para recuperarmos as forças.

Obs: O Hélder como não ficou muito cansado a fazer o trajecto para cima dois dias depois fez o trajecto de regresso, por Espanha, sozinho mas em três dias e eu estou a pensar se serei capaz de fazer o mesmo trajecto mas em NON STOP e em menos de 24H. Será que é possível?!?!?!?

1 comentário:

carneiro disse...

A dar-lhe com força, hein ?