quarta-feira, 9 de junho de 2010

Pedaladelas - Ao ritmo do verão - Serpa

Este pedaladelas estava marcado para dia 6 em Serpa mas para mim começou no dia 5 em Arruda.
Como iriamos fazer cerca de 30 e poucos km, achei que não seria o suficiente para "queimar" o que iria comer no abastecimento e então decidi fazer a deslocação para lá de bike.
Depois de algum tempo a tentar arranjar companhia para a viagem consegui confirmar um amigo e outro estava indeterminado mas para os primeiros 60km.
O que estava confirmado faltou, estava doente mas o que estava indeterminado compareceu. Arrancamos de Arruda as 6h15 e até pegões foi um ápice (a conversa tem destas coisas).
Primeira paragem em Pegões para o café e siga, ele para cima e eu para baixo. De Pegões até Montemor tambem se fez rápido, o calor ainda não apertava muito e a estrada era rolante. O vento esse não lhe apetecia colaborar e raramente se mostrava (e eu que até queria vento, é sempre ao contrário).
Apartir de Montemor a coisa complicou-se, o alentejo deixou de ser tão plano e as rampas começaram a aparecer, na hora seguinte à passagem por Montemor acumulei um atraso de 14km em relação ao que tinha previsto à saída. A juntar a esses 14km tinha mais 4 que tinha acumulado até Montemor. Com isto tudo comecei a recalcular o tempo que iria gastar para completar o percurso.
Felizmente de Alcaçovas para a frente o percurso tornou-se novamente mais rolante e com uma pequena ajuda do vento a média foi aumentando.
De Beja para Serpa, os derradeiros 27km, o calor já se fazia sentir e de que maneira, nas pequenas inclinações onde não existia vento dava por mim a suar em fio e a "sonhar" com uma sombra.
Finalmente tinha chegado, agora era só esperar pelo carro de apoio e tomar a bela da banhoca.
Ficamos hospedados no parque de campismo que tiveram a amabilidade de nos ceder (aos participantes do pedaladelas) o espaço para prenoitarmos de graça. Tomei uma banhoca e fomos à procura de comer algo. Iamos para sair do parque quando encontramos a Sun e o Ad@gio, fomos com eles a procura da Orb2 para entregarmos as Bruxinhas que levavamos para o reforço do dia seguinte e depois fomos comer umas sandes numa pastelaria perto.
Mais umas voltinhas pela cidade e estava na hora da janta. O grupo reuniu-se em frente ao parque de campismo e todos juntos fomos para um restaurante ali perto. A diversão instaurou-se e só terminou já passava da meia noite, pelo menos para nós que nos viemos deitar porque pelo que ouvimos para eles durou noite dentro.
O dia amanheceu fresco, muito fresco por sinal. Nem parecia que estavamos no alentejo. Toda a gente se queixava do frio mas alguns dos habitantes locais não tardaram a avisar que dentro em breve iriamos ter muito CALOR.
Arrumamos as nossas tralhas e fomos à procura de um lugar para tomar o pequeno almoço mas ou era por estarmos no alentejo ou então por ser domingo aquele pessoal levanta-se tarde. Como não encontramos nenhum lugar aberto decidimos ir ter com a organização e perguntar. Lá nos indicaram um lugar e disponibilizaram um guia para nos indicar o caminho. Depois de algumas tentativas furadas lá encontramos um lugar aberto.
Pedimos duas sandes e amigos, que sandes. Tomamos logo o almoço ao pequeno - almoço e fomos dar ao pedal.
Depois de algum compasso de espera o pessoal arrancou para mais um pedaladelas. Fomos pedalando sem grande pressa, estavamos no alentejo, o andamento deveria ser controlado para não deixar ninguem para trás. Foi havendo algumas paragens pelo caminho para reagrupar e depois de algum tempo estavamos no abastecimento.
A isto chamo um abastecimento à maneira. Fruta, agua, sumos, queijo de serpa, chouriço tambem ele de serpa e mais umas dez qualidades diferentes de bolos :).
Depois de todos encherem a barriga lá arrancamos. Devido à elevada temperatura que já se fazia sentir o percurso foi encurtado e do abastecimento seguimos directos para Serpa. Assim teriamos apenas uns 5km e maioritariamente por alcatrão.
No final tomamos banhoca e fomos comer novamente.
Aqui ficam algumas fotos para aguçar o apetite.



Venha de lá o próximo

5 comentários:

FRINXAS disse...

Ora aí está um fim de semana á minha maneira Quim!!!!

Parabéns, não pelo feito, isso não foi nada demais para ti, mas pelos tomates para o fazer!!!!

É ASSIM MESMO!!!!

Agora só falta explicar essa paixão pelos eventos organizados por elas!!!!


Bibas, façam um cá em cima para ir de comboio para baixo e fazer regresso de bike com o teu director desportivo!!!!

carneiro disse...

parabéns. Já fiz uma coisa parecida, mas foi sempre na roda do Vertical e com o Albano atrás de mim para que o vento traseiro não pertubasse a pedalada.

Da Ponte do Guadiana para lá é sempre a subir, e com o cheiro da chegada, o ritmo cardíaco pode destrambelhar...

Mas um atleta novo como tu, até faz essa subida em marcha-atrás...

NO FLATS disse...

Obrigado amigo Carneiro. Dia 3 de Julho irei fazer Arruda - Manta rôta. Se quiser tirar a "ferrugem" a Kuota será sempre bem vindo, mais não seja por uns km.

Abraço

carneiro disse...

Ando a perder peso à bruta. No ginásio já me deram 3 macacoas com a hipoglicémia.cardio, pernas e abdominais. mais nada.

Até ao final deste mês é assim. Julho a treinar bicla em estrada.

E em Agosto é que vou tentar fazer umas serras com 17 kilos amenos na bicicleta. Já foram 11, "só" faltam 6...

Nesse fim de semana tenho campeonato nacional do meu mais velho. Nem para aguadeiro de mota, amigo...

Não te esqueças de pintar a manta...

NO FLATS disse...

Obrigada amigo.

Não se esqueça de trabalhar o tronco tambem. Para se andar bem de bike não são apenas necessárias pernas. Não descurar os lombares e os braços que tambem sofrem e muito com as longas horas em cima do selim.

Força com isso amigo, se quiser passar por aqui (arruda) para uma voltinha calma pelos "nossos" campos é só avisar.

Abraço