segunda-feira, 3 de maio de 2010

Coruche - 1ª Tentativa

Há já algum tempo que andávamos para fazer esta volta mas o inverno só agora começou a dar sinais de abrandar.

Depois de tentarmos reunir alguns amigos para não irmos sozinhos conseguimos reunir um enorme pelotão. Éramos três. HEHE.

Combinou-se o ponto de encontro em Vila Franca de Xira de modo a apanhar o comboio para a Azambuja e assim encurtar a volta em cerca de 20km. Decisão esta que se demonstrou muito acertada no final da tirada.

Depois de algum tempo a tentar perceber como tirar os bilhetes, tiramos os bilhetes e esperamos pelo respectivo comboio. De Vila Franca à Azambuja foi um tirinho. Assim que chegamos metemo-nos a caminho pelos caminhos de Fátima em direcção ao Reguengo e depois em direcção à Valada onde fizemos a primeira paragem do dia. O Torpedro já vinha cheio de fome, sinceramente não sei onde ele mete tanta comida. Paragem efectuada e siga em direcção a Muge.

Nunca tínhamos passado naquela ponte (eu e a Bibas) e sinceramente não deixa saudades nenhumas. Já para não falar que é apertada faz uns barulhos estranhos e vê-se a água. Os separadores estão todos dobrados para o lado da ciclovia o que a torna ainda mais apertada.

Fomos andando e apreciando a paisagem, um misto de pedras muito redondinhas e lisas (bem manhosas) e areia... muita areia.

Quando nos começamos a aproximar da Fajarda eis que aparece o primeiro grande problema. O caminho por onde era suposto passarmos estava totalmente alagado com uma agua castanha escura com muito mau aspecto, decidimos não passar pois era bastante funda. Decidimos tentar contorná-la por um caminho que existia ao lado.

Tomamos o caminho alternativo mas pouco mais à frente estávamos novamente parados a olhar para mais uma enorme poça de água. Esta o Torpedro tentou passar. Aquilo até que ia a correr bem até que de repente a bike afunda e ele... pé no charco mas mesmo assim conseguiu passar. Depois gerou-se uma situação engraçada: Estávamos separados pela poça e ninguém com vontade de a ultrapassar. Depois de alguma ponderação lá se arranjou uma alternativa pelo meio das silvas (ui...).
Finalmente estávamos de volta ao track. Quando estávamos a chegar ao açude novo imprevisto. Era suposto seguirmos encostados à vedação do açude mas como o inverno foi extremamente rigoroso o açude transbordou as margens e era totalmente impossível passar. Decidimos voltar para trás e seguir as placas existentes que indicavam o caminho para o açude.

Finalmente encontrámos o portão que dava acesso ao açude. Mas aí nova surpresa, o portão estava trancado.









Como estava a ficar tarde e o estado do vento agravava-se, decidimos fazer o regresso pelo alcatrão.

Da fajarda até chegarmos a Salvaterra foi sempre a sofrer com um vento fortíssimo meio de lado meio de frente. Assim que chegamos a Salvaterra e viramos em direcção a Benavente, amigos, que maravilha. Duplicou-se a velocidade e com menos esforço, parecia que vínhamos a planar mas o que é bom dura pouco e à entrada de Benavente viramos para a estrada do campo. Nesta em alguns lados andava-se bem mas havia outros que mãezinha. Pior, pior foi na ponte de Vila Franca. Para além de a termos passado a pé parecíamos três bêbados tal eram os 'Ss' que fazíamos.

Foi pena não termos feito o percurso todo mas o vento e alguns problemas técnicos assim o impossibilitaram. Mas já está na manga lá voltarmos... talvez um dia com menos vento.

Não podemos deixar de agradecer aos amigos "somos pelos gatos" que nos disponibilizaram o track.

3 comentários:

Monteiro disse...

Boas,

Eu já fiz esse track, com a dupla, Miguel e Tânia, de facto fomos em boa altura, pois ainda não se sabia que o Inverno iria ser tão rigoroso. A volta é 5***** principalmente quando vamos junto ao canal de regadio de coruche até benavente.

Espero que o tempo comece a aquecer e que possam fazer o track todo, pois é fantastica a volta.

Boa continuação de pedaladas

TORPEDrO disse...

Pois amigo Monteiro, essa sorte já não tivemos nós, se bem k esse bocado junto ao regadio deve ser o k fizemos em 2008 na maratona de Benavente, possivelmente no sentido contrario, mas sim, muito fixe esse bocado.

Miguel disse...

Ainda bem que avisam que os trilhos estão assim... É uma volta que queremos repetir em breve, mas é melhor dar mais um tempo para essa água evaporar.

Vou enviar-vos um track com partida e chegada em VFX de ida e volta a Coruche. O regresso tem algum alcatrão mas é por estradas com pouco trânsito.